Quantcast
Channel: Conteúdo de fisl14 marcado com a tag "pirate bay"
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Ciclo copy, right? traz filmes sobre cultura livre para o FISL

$
0
0

 

O espaço de cultura do FISL, localizado em frente ao café da feira de exposições do fisl14, vai receber um ciclo de filmes de cultura livre.

As exibições vão acontecer na quarta, quinta e sexta, às 18h30, seguido de um debate livre. A programação terá "The Pirate Bay: Away from the Keyboard", na quarta, “We are a Legion: The Story of Hackativists”, quinta, e "Copyright Criminals", na sexta.

A ideia do ciclo é promover a exibição, difusão e discussão de filmes/conceitos/ideias/práticas relacionados a cultura livre. É uma parceria com o BaixaCultura, página que concentra suas atividades na informação, divulgação e discussão de conceitos, acontecimentos e propostas ligadas à cultura livre e  à (contra) cultura digital, e a Casa da Cultura Digital Porto Alegre. O ciclo copy, right? é realizado desde 2009, entre Santa Maria (RS) e São Paulo. 

Veja a sinopses dos filmes:

 

The Pirate Bay: Away from the Keyboard (2013, 82 min)

Financiado por crowdfunding, o documentário dirigido pelo sueco Simon Klose conta  a história do The Pirate Bay - o maior buscador de arquivos torrent do planeta - através do dia a dia de seus quatro fundadores: Peter Sunde, Fredrik Neij e Gottfried Svarthol. Em especial, o filme narra os bastidores do julgamento em que eles foram condenados pelo tribunal sueco - com ajuda da  International Federation of the Phonographic Industry e Motion Picture Association of America, associações que representam as principais gravadoras mundiais e os principais estúdios de Hollywood - por “facilitar a violação de conteúdos protegidos por direito de autor”. Site: http://watch.tpbafk.tv/

Copyright Criminals (2009/56 min)

”Copyright Criminals” é um documentário que destrincha uma técnica cada vez mais conhecida nestes tempos: o sampling. Produzido e dirigido por Benjamin Franzen e Kembrew Mcleod, professor de comunicação da Universidade de Iowa, o filme trata de falar dos mais diversos aspectos da técnica, partindo da época de nascimento do hip hop, nos bairros negros da Nova York da década de 1970, chegando até a indústria milionária do rap deste anos 2000. Mais infos aqui.

“We are a Legion: The Story of Hackativists” (EUA, 2012, 95 min)

O documentário conta a história do grupo de ativistas Anonymous, desde as origens do coletivo, que começou nos fóruns de imagens 4chan e 711chan, onde as postagens podem ser feitas de forma totalmente anônima, até as atuais “invasões” de sites como protestos e a apropriação, no mínimo polêmica, do nome “Anonymous” por grupos no mundo todo. Site: http://wearelegionthedocumentary.com

 

Arte: Calixto Bento (www.clxb.com.br) 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10